Bancários do BB param agências em Recife e denunciam plano de funções

Dia Nacional de Luta reforça mobilização e cobra negociação

Os bancários do Banco do Brasil realizaram nesta quarta-feira, dia 20, uma série de protestos e paralisações no Recife contra o novo plano de funções comissionadas da empresa. Ao todo, sete agências e os dois centros administrativos do banco (CSO e CSL) participaram das manifestações para mostrar o descontentamento dos funcionários com a direção do BB.

“Os funcionários aderiram em peso ao protesto, que foi realizado simultaneamente em todo o Brasil, em mais um Dia Nacional de Luta contra o novo plano de funções comissionadas do BB”, conta a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello.

No Recife, os funcionários atrasaram a abertura de algumas agências entre 15 minutos e uma hora. Em outras unidades, os bancários realizaram reuniões com o Sindicato para discutir os problemas do novo plano de funções, feito unilateralmente pelo banco, sem qualquer negociação com o movimento sindical.

“Os bancários estão indignados com a postura da direção do banco. Este plano de funções feito pela empresa vai trazer muitos prejuízos aos funcionários, inclusive com a redução dos salários de milhares de comissionados. Estamos pressionando o banco para abrir um processo de negociação com o Sindicato e as atividades de protestos, como a de hoje, ajudam a mostrar para o BB que o funcionalismo está mobilizado”, afirma Jaqueline.

Para o secretário-geral do Sindicato, Fabiano Félix, a participação dos funcionários no Dia de Luta desta quarta foi muito boa. “Os bancários estão revoltados com o novo plano de funções e dispostos a lutar para solucionar os problemas existentes”, avalia.

“Esperamos que o BB tenha entendido o recado dado pelos funcionários em todo o país e negocie com os Sindicatos a fim de corrigir os problemas. Caso contrário, vamos ampliar os protestos porque não admitimos este ataque aos nossos direitos. O BB, inclusive, está criando um passivo trabalhista enorme com este novo plano, podendo dobrar o número de ações contra o banco na Justiça”, diz Fabiano.

Luta

Os protestos desta quarta foram o segundo ato nacional dos bancários do BB contra o novo plano de funções. O primeiro foi realizado em 20 de fevereiro. Além da mobilização, o Sindicato tem aberto outras frentes de luta.

“Já entregamos documentos com denúncias contra o BB à presidenta Dilma Rousseff, ao assessor especial da Secretaria Geral da República, José Lopez Feijóo, ao Dest (Departamento e Controle das Empresas Estatais) e ao Congresso Nacional”, conta Fabiano.

Confira as unidades que participaram dos protestos

– Centro de Suporte Operacional (CSO)
– Centro de Suporte e Logística (CSL)
– Agência Recife
– Agência Dantas Barreto
– Agência Praia de Boa Viagem
– Agência Derby
– Agência Espinheiro
– Agência Benfica
– Agência Paulista

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram