Manifestação em frente à sede do Banrisul, em Porto Alegre
A greve no Banrisul continua firme em todo o país. Segundo os números repassados pelos sindicatos filiados à Fetrafi-RS e demais sindicatos do Brasil onde há agências e departamentos do banco, 312 unidades estão em greve nesta segunda-feira (1º). No Rio Grande do Sul, o movimento atinge 297 agências, postos de atendimento e departamentos.
A indignação dos banrisulenses com o silêncio da direção do banco ficou evidente nas assembleias realizadas nesta segunda-feira. Em Porto Alegre, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) lotou o Clube do Comércio.
Além de manter a greve na capital, os banrisulenses deliberaram pela realização de uma grande manifestação nesta terça-feira (2), com concentração às 12h, em frente à Direção Geral do Banco, seguida de caminhada até o Palácio Piratini, onde será promovido um ato público.
Por que os banrisulenses estão em greve?
Os funcionários do Banrisul permanecem em greve porque as negociações específicas com a direção do banco não avançaram. Os banrisulenses exigem propostas concretas para implementação do novo plano de carreira até 2013, uma das mais antigas reivindicações dos trabalhadores do banco e que vem sendo arrastada pela instituição.
A assinatura do acordo com a Fenaban tem implicações para a greve no Banrisul?
A Contraf-CUT, federações e sindicatos vão assinar com a Fenaban nesta terça-feira, em São Paulo, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2012/2013. O acordo foi aprovado pelas assembleias realizadas em todo o país no dia 26 de setembro, depois de uma greve nacional de nove dias.
A assinatura não interfere na greve dos banrisulenses, pois os trabalhadores estão exercendo um direito legítimo, garantido pela Constituição Federal de lutar por melhores condições de trabalho e remuneração, negociando a sua pauta específica junto à direção do Banrisul. Os avanços e conquistas específicas dos funcionários serão assinados no ACT aditivo do Banrisul 2012/2013.
A direção do Banrisul silenciou?
A última rodada de negociação específica com o Banrisul foi realizada na última quarta-feira, dia 26 de setembro. As assembleias realizadas pelos banrisulenses julgaram insuficiente a contraproposta apresentada pelo banco na ocasião e mantiveram a greve em todo o país.
Desde então, o movimento sindical tem aguardado que Banrisul agende uma nova reunião para retomada das discussões, mas isto ainda não ocorreu, gerando a ampliação da greve e uma grande indignação entre os funcionários.