(Vitória) Durante a reunião entre o Sindicato do Espírito Santo e os funcionários do Banestes, realizada nesta quinta-feira (21), para começar a organizar as lutas de 2008, ficou acertado que durante todo o ano haverá, no mínimo, uma atividade mensal para definir e encaminhar as ações. O funcionário do banco e diretor do Sindicato Flávio Teixeira avalia que “a reunião foi muito proveitosa, pois demonstrou que os trabalhadores do Banestes estão com muita disposição para lutar pelos seus direitos”.
Foi decidido que nos próximos dias o Sindicato adotará as seguintes ações para fortalecer a luta dos funcionários do Banestes em torno dos principais pontos debatidos na reunião:
– Buscar a DRT e o Ministério Público para garantir o cumprimento da Convenção Nacional no que diz respeito à Incorporação de Gratificação Semestral 25% e à remuneração dos estagiários.
– Denunciar aos órgãos competentes, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, as contratações irregulares no interior do banco, como a do novo gerente de Recursos Humanos.
– Fiscalizar a forma como a direção do Banestes vai realizar o pagamento da PLR, para garantir que a proporcionalidade no percentual e no valor fixo seja assegurada.
A próxima reunião foi marcada para o dia 27 de março, às 18h30, na sede do Sindicato. Entre outros pontos, a incorporação dos 25% voltará a ser debatida com a presença de um advogado, uma vez que o Sindicato já está entrando com ações na Justiça.
Fonte: Seeb ES