(Vitória) Os bancários do Banestes reunidos em assembléia na noite de ontem, dia 17, decidiram paralisar as atividades por 24 horas no dia 31 de outubro. A paralisação deve atingir todas as agências localizadas no Estado e faz parte do calendário de lutas pela abertura das negociações específicas nesta Campanha Salarial 2007.
Na próxima semana, os bancários vão realizar manifestações-surpresa, com retardamento da abertura de algumas agências do banco estadual. Nova assembléia será realizada no dia 30 de outubro, às 18 horas, na sede do Sindicato, no Centro de Vitória, para preparar a paralisação.
DRT
Em audiência na Delegacia Regional do Trabalho realizada na semana passada, o mediador Roberto Cavalcante Leão Borges propôs ao Banestes que aceite negociar o acordo coletivo. Até o momento o banco não deu resposta à proposta. A mediação da DRT foi solicitada pelo Sindicato dos Bancários, que desde agosto vem tentando abrir as negociações da pauta dos funcionários.
Entre as reivindicações específicas dos bancários do Banestes estão as perdas salariais desde 1994 (37,02%, já considerando os 6% garantidos na mesa da Fenaban deste ano). Desse total de perdas, 26,10% referem-se aos anos em que o Banestes deixou de cumprir a Convenção Coletiva. Os 8,66% restantes são perdas que ainda não foram negociadas com a Fenaban.
A greve de 24 horas também vai lembrar a pauta social dos funcionários do Banestes, que inclui a reivindicação de contratação de mais bancários e criação de dois turnos de trabalho para ampliar o horário de atendimento à população.
Fonte: Seeb ES