A assembleia dos empregados do Banco da Amazônia realizada na noite de quinta-feira (20) rejeitou a nova proposta apresentada às entidades sindicais na reunião de negociação ocorrida pela manhã, em Belém. Dessa forma, a greve continua em todo o Pará nesta sexta-feira (21) e os trabalhadores farão um ato público em frente à matriz da instituição, na capital paraense.
O Sindicato dos Bancários do Pará defendeu a aprovação da proposta do banco por entender que esta representava o limite alcançado nesse processo de negociação e, de toda forma, trazia ganhos reais para a categoria.
Já a diretoria da AEBA defendeu a rejeição da proposta, pois, para a associação, esta não atendia às demandas dos empregados do banco nesta Campanha Nacional.
A presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, esclareceu aos presentes que, apesar de o Sindicato ter defendido a aprovação da proposta do banco, a entidade, como sempre fez, encaminhará a decisão soberana da assembleia e estará junto com os empregados do Banco da Amazônia na construção da greve por tempo indeterminado.
A proposta também foi rejeitada em assembleia dos funcionários de Rondônia na manhã desta sexta-feira, que decidiram continuar em greve.
Roraima
Já na assembleia realizada na manhã desta sexta-feira pelo Sindicato dos Bancários de Roraiama, a nova proposta do banco foi aprovada por unanimidade e a greve foi encerrada, com a volta dos empregados ao trabalho.
Brasília
Também em assembleia feita na manhã desta sexta-feira pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, a nova proposta do banco foi aprovada e a greve foi encerrada, com a volta dos empregados ao trabalho.