Bancários do ABC realizam ato contra discriminação racial nos bancos

Em alusão ao dia 13 de maio, quando se comemora o Dia da Abolição dos Escravos, o Sindicato dos Bancários do ABC realizou nesta sexta-feira uma manifestação pelas ruas centrais de Santo André denunciando as desigualdades entre trabalhadores do sistema bancário.

Esse ato, que fez parte do Dia Nacional de Luta para abolir a discriminação nos bancos, teve como mote a inclusão social e por mais contratações de negros, negras e pessoas com deficiência nos bancos.

Segundo o Mapa da Diversidade, elaborado em 2009 pela Febraban, os negros e negras ocupam apenas 19% das vagas. “Enquanto a população de negros no Brasil chega a mais de 35% das pessoas economicamente ativas, ter 19% no mercado de trabalho bancário é uma disparidade muito grande, que tem que ser corrigida”, diz Belmiro Moreira, secretário de finanças do Sindicato.

Este mapa mostra, também, que em 2009 apenas 7 mil bancários com deficiência estavam contratados. “O número de pessoas com deficiência contratadas pelos bancos representa menos de dois terços da cota mínima estabelecida por lei e, além disso, a acessibilidade desses bancários é difícil, comprometendo assim até promoções”, diz Otoni Pedro de Lima, secretário de cultura do Sindicato.

A secretária de formação sindical do Sindicato, Marilda Assis Marin, encerrou a manifestação dizendo que a inclusão social deve chegar ao sistema bancário. “Nós estamos pedindo por mais contratações de pessoas com deficiência, negros e negras e não queremos nenhum tipo de discriminação ou preconceito para que todos tenham igualdade de oportunidades e, só assim, estaremos fazendo verdadeiramente a inclusão social”, finaliza Marilda.

Esse ato teve, também, a participação do grupo ARCA – Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas que colaboraram na animação da atividade.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram