Bancários do ABC protestam contra retirada das portas de segurança

O Sindicato dos Bancários do ABC realizou, na manhã de quarta-feira (21), atividade contra a retirada das portas de segurança com detectores de metais nas agências bancárias do ABC e pedindo mais segurança. Uma tenda foi montada entre a rua Oliveira Lima e praça da Carmo, em Santo André, às 9h, para arrecadar assinaturas.

Os diretores do Sindicato também fizeram uma caminhada pela rua Senador Fláquer, explicando para a população a atual situação e convocando a todos para assinarem o abaixo-assinado. Durante a semana, os dirigentes sindicais estarão em outras cidades da região com o mesmo propósito.

Clique aqui para ver o vídeo da reportagem na TV Brasil.

O abaixo-assinado será entregue ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “A ideia é percorrer as sete cidades da região. Além das assinaturas, o Sindicato está conversando com as Câmaras Municipais para propor um Projeto de Lei que legalize a situação”, explica Belmiro Moreira, diretor do Sindicato.

Para a entidade, a retirada das portas é um retrocesso na questão da segurança dos trabalhadores, dos clientes e usuários. “A porta de segurança inibe os assaltos dentro das agências. Os números comprovam isso e os bancos não podem ignorar esse fato e colocar em risco a vida dos trabalhadores, usuários e clientes”, afirmou Belmiro.

Com a falta de lei municipal, nos sete municípios do ABC, ou estadual que garanta a obrigatoriedade das portas, várias agências estão gradativamente retirando esse equipamento de segurança, que comprovadamente inibiu o número de assaltos dentro das agências.

Pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Fenabran), em 1º de março, indicou que os assaltos a bancos cresceram 14,36% em 2011, em relação a 2010. O crescimento de assaltos em 2011 rompe uma tendência decrescente de ocorrências nos últimos anos, mesmo assim as agências que foram reformadas ou inauguradas recentemente já estão sem a porta de segurança com detectores de metal. É o caso do Banco do Brasil na rua Jurubatuba, em São Bernardo e do Itaú, na rua Senador Fláquer, em Santo André.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram