O Sindicato dos bancários de Jundiaí realizou um protesto, na manhã desta sexta-feira (17), em frente da agência da Ponte São João do Bradesco para denunciar más condições de trabalho, suposto assédio moral e fraude no ponto eletrônico por parte do gestor responsável. O banco foi avisado pelo sindicato, mas não tomou nenhuma providência.
As denúncias também foram passadas para o Ministério Público do Trabalho de Campinas. De acordo com relatos, a gestão estaria usando de cargo hierárquico para impor medo e insegurança, com o objetivo de atingir metas.
“É importante que as denúncias sejam investigadas e punidas, garantindo os direitos dos trabalhadores e um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos”, afirmou Gerson Carlos Pereira, diretor do sindicato e funcionário o banco.
Assédio
Uma das estratégias usadas seria a retirada de autonomia dos funcionários, de forma que todas as decisões precisem passar pela gestão antes de serem tomadas.
Além disso, os funcionários estariam sendo obrigados a fazer tarefas fora de suas atribuições, como fazer café, lavar pratos e fazer compras em mercados, o que é considerado exposição desnecessária e constrangedora.
Fraude no ponto eletrônico
Outro fato gravíssimo seria a constante fraude no ponto eletrônico. Segundo relatos, a gestão não estaria permitindo que os funcionários fizessem a pausa para o almoço, obrigando-os a terem somente 15 minutos de intervalo, sem a devida marcação no ponto.
Vale destacar que o empregado com jornada de oito horas diárias pode realizar almoço de 30 minutos a duas horas, sendo o mais usual uma hora de intervalo.
Nesta agência, o gestor, ou alguém sob suas ordens, estaria ajustando as marcações. O fato ocorreu em janeiro deste ano.