Contrariando todos os esforços dos órgãos de defesa do consumidor e da Previdência Social para melhorar e humanizar o atendimento ao público, a agência central do Bradesco, na Rua do Livramento, em Maceió, voltou literalmente ao passado. Além de não ampliar o quadro de pessoal e não se esforçar para reduzir as filas, passou a fazer triagem dos usuários, expulsando vários da unidade. Quem movimenta mais dinheiro entra, quem movimenta menos é mandado para os correspondentes bancários.
A ridícula discriminação é feita não apenas por ordem da gerência, mas pelo próprio gerente, que se dirigem à porta da unidade todas as manhãs para saber o que as pessoas querem no banco. Se a operação pretendida pelo cliente não se enquadra nas “normas” da triagem, ele é mandado para o correspondente.
Nem mesmo os aposentados estão livres das práticas discriminatórias, desrespeitosas e nocivas da agência. Aqueles que são de outras unidades do Bradesco mesmo com o cartão e vão receber seu benefício lá, também são expulsos.
Outra maldade cometida com os idosos foi colocar o atendimento para eles no 3º andar, onde não há seguranças e onde a dificuldade de acesso é maior. Pessoas cadeirantes ou com dificuldade de locomoção são as mais prejudicadas, por não subirem escadas e, em alguns casos, terem medo de elevador.
O Sindicato dos Bancários de Alagoas repudia de forma veemente as posturas adotadas pela agência central do Bradesco e agirá com rigor para defender o interesse coletivo. Uma carta da entidade já foi enviada à Gerência do INSS para denunciar o desrespeito aos aposentados, além de cobrar providências do órgão.
As denúncias também serão levadas a outras instituições competentes, exigindo delas que punam o banco e façam cessar as irregularidades contra os clientes e usuários.