Bancários de Teresina param agência do Itaú contra horário estendido

Protesto contra decisão unilateral do banco privado que mais lucra no país

Uma paralisação foi a forma encontrada pelos bancários de Teresina para protestar contra o horário estendido implantado em várias agências do Itaú em todo país. Desta forma, eles participaram na quarta-feira (5), do Dia Nacional de Luta em defesa dos direitos dos funcionários do banco.

Na capital do Piauí, a agência paralisada foi a unidade da Rua Álvaro Mendes. Um jornal sobre o assunto foi distribuído aos clientes e a população em geral sobre a postura do Itaú.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, Raimundo Nonato (Neide), “os funcionários estão tendo que trabalhar das 11h às 19h, enquanto que os sindicatos defendem que seja de 9h às 17h com dois turnos de trabalho”. Ele argumenta que a paralisação é para tentar sensibilizar a direção do Itaú para que reverta tal situação. “Trata-se de uma decisão unilateral do banco”, complementa.

Ele reforça ainda que, além do horário estendido promovido pelo banco, os sindicatos de todo o Brasil vêm recebendo inúmeras reclamações no que diz respeito a demissão de funcionários. “Há uma rotatividade muito grande de empregados, sem que o banco faça novas contratações”, critica Neide.

Protestos no Santander

O Sindicato também está organizando protestos contra o processo de demissões em massa no Santander. De acordo com o diretor do Sindicato, Edvaldo Cunha, somente na última segunda-feira, a agência de Teresina surpreendeu e demitiu de uma só vez cinco funcionários que dedicaram de 24 a 28 anos de sua vida ao banco. “Foram os bancários mais antigos, entre 45 e 50 anos de idade, pais de família, inclusive um deles com enfermidade”, relata.

Conforme Edvaldo, as demissões são sem justa causa e os funcionários ficam sem saber o motivo do desligamento. “As paralisações visam chamar atenção da diretoria do Santander e cobrar negociações para reverter os desligamentos e preservar o emprego dos trabalhadores”, conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram