Dificuldade no acesso ao próprio prontuário médico, indeferimento de benefício sem a devida justificativa e altas médicas sem que o segurado esteja em condições de voltar ao trabalho. Essas foram as principais reclamações dos usuários dos serviços do INSS relatadas ao coletivo de Ação Solidária em Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, nesta quarta-feira, 21. O grupo promoveu um ato, das 8h às 11h, em frente à agência da Previdência da Avenida Braz Leme, em Santana, zona norte da capital paulista, que é alvo de reclamações sobre mau atendimento.
Os bancários que integram o coletivo esclareceram à população sobre os direitos dos usuários do INSS. Foram entregues panfletos com informações, direitos e procedimentos que podem ser exigidos pelos assistidos, como por exemplo, que o resultado da perícia deve ser entregue na hora aos segurados que mantêm vínculo empregatício, que o médico perito tem de portar crachá de identificação e que é permitido acompanhante nas consultas.
“Vamos realizar outros atos para divulgar essas informações para mais segurados. Defendemos que os critérios sejam justos e transparentes. As queixas que chegam dos bancários sobre o atendimento do INSS são recorrentes. Nosso objetivo é orientá-los para que possam fazer valer seus direitos”, disse Walcir Previtale, secretário de Saúde do Sindicato.
O coletivo de Ação Solidária em Saúde do Sindicato reúne-se mensalmente para discutir e encontrar soluções para as propostas e reivindicações da categoria ligadas à área de saúde. O coletivo orienta que em caso de dificuldades em agências do INSS, o segurado procure a central de atendimento do INSS pelo telefone 135 ou pelo endereço eletrônico [email protected]; o Ministério Publico Federal, pelo telefone 3269-5000 e pelo digi-denúncia no www.prsp.mpf.gov.br ou o sindicato representante de sua categoria profissional.