Gilmar Carneiro (Banco Itaú), Pedro Sardi (Bradesco), Luciano Ramos (HSBC), Solange Martins (Santander) e Francisvaldo Mendes de Souza (Bradesco), integrantes da Chapa 1, foram eleitos com aproximadamente 98% dos votos dos bancários que participaram da assembléia realizada na noite da quinta-feira, dia 27 de março. Esses bancários integram a Comissão Eleitoral que organizará o pleito da entidade para a gestão 2008/2011.
A assembléia, com a participação de mais de mil bancários sindicalizados, foi acompanhada por representantes da Central Única dos Trabalhadores (Nacional e São Paulo), Contraf-CUT, Fetec-CUT/SP, Apcef/SP, Afubesp, Associação dos Aposentados (Abaesp), além de parlamentares.
Concorreram na disputa para a Comissão Eleitoral a Chapa 1, composta pela ampla maioria das representações sindicais dos trabalhadores bancários (CUT, Intersindical e CTB), e a Chapa 2 (Conlutas).
“Os bancários entenderam a importância da unidade da categoria, que fortalece diretamente a mobilização nacional, acarreta vitórias importantes ao longo dos anos como o aumento real, melhorias na PLR e a conquista da 13ª cesta-alimentação”, avalia o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Fizemos todos os esforços para que os integrantes da outra chapa também ficassem ao nosso lado, respeitando democraticamente as diferenças, pois entendemos que o inimigo comum é o banqueiro. Eles recusaram a proposta, preferiram apostar no isolamento e com isso tiveram uma pequena votação na assembléia. Os bancários por ampla maioria escolheram a Chapa 1”, completa Marcolino.
À Comissão Eleitoral será agregado um representante de cada chapa que vier a concorrer à disputa. A Comissão divulgará o calendário para a inscrição e as datas para a votação.