Bancários de Salvador protestam contra demissões em massa no Santander

Trabalhadores compartilharam sentimentos de decepção e tristeza

Durante o Dia Nacional de Luta, nesta terça-feira (18), os funcionários do Santander externaram o descontentamento com o banco por conta das demissões em massa. “É uma política de extermínio de emprego”, afirma Sinvaldo Vieira, bancário demitido na última semana.

O dia foi marcado por manifestações em todo o Brasil. Em Salvador, o ato aconteceu na agência da avenida Tancredo Neves. Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes, lembrou que os bancários brasileiros não são responsáveis pela crise europeia, mas sim, pelo lucro obtido pelo banco.

O diretor de imprensa do Sindicato e funcionário do Santander, Adelmo Andrade, afirmou que a empresa sugou a mão-de-obra do Brasil, enriqueceu, adquiriu outros bancos e, agora, coloca pais e mães de família para fora. Segundo o dirigente, de janeiro até agora, o Santander abriu quatro agências em Salvador, mesmo assim, demitiu empregados.

Natal sem presentes

Sinvaldo Vieira fazia parte do quadro funcional do Santander há 30 anos e 5 meses e está na lista dos 27 demitidos em Salvador. “Apesar da política de redução de custos, nós é que estamos bancando patrocínio de eventos esportivos”, afirma. Sinvaldo apoia as manifestações do Sindicato e espera que a situação seja resolvida. “Eu quero que a justiça seja feita”, completa.

A diretora do Sindicato e bancária do Santander, Patrícia Ramos, compactua do mesmo sentimento. “É desumano o que o banco faz. É duro se dedicar a empresa e ser demitido às vésperas do Natal”, finaliza.

Além dos trabalhadores, os consumidores também saem prejudicados pelo processo de desligamento. Por isso, o Sindicato faz um apelo e pede que os clientes exijam respeito do banco.

Para isso, basta enviar e-mail para os presidentes da empresa na Espanha e no Brasil, pelos endereços eletrônicos: [email protected] e
[email protected]

Ou então, ligar para a Ouvidoria através do telefone 0800 726 0322.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram