Manifestações estão ocorrendo nesta semana na América Latina
Os bancários de Porto Alegre se integraram nesta semana às atividades da Jornada Continental de Luta no HSBC. Na agência do banco inglês na Rua Roque Calage, na zona norte da cidade, o horário de abertura foi atrasado em 30 minutos na quarta-feira (21), enquanto os diretores do Sindicato promoviam uma reunião com os funcionários.
A jornada, que acontece em toda a América Latina, objetiva chamar atenção para as demissões e a política de falta de valorização e respeito implantada pelo HSBC. Além das condições de trabalho, os bancários enfrentam pressão para o cumprimento de metas abusivas, sobrecarga de trabalho, falta de funcionários e ausência de perspectivas de carreira.
O funcionário do banco e diretor Jurídico do SindBancários, Lucio Mauro Paz, fez um relato sobre a situação do HSBC no continente, onde vários boatos apontam uma possível saída do Brasil e de outros países da América Latina. “Essa situação tem reflexo direto na saúde dos bancários”, relata.
Uma pesquisa da Contraf-CUT revela que os funcionários do HSBC têm alto índice de problemas de saúde, mas poucos casos de afastamento. “A pesquisa ainda aponta que os colegas sofrem com as metas e suportam o trabalho até o limite. A alternativa acaba sendo o pedido de demissão, onde a consulta mostra que o HSBC lidera os pedidos de afastamentos”, destaca Paz.
Na reunião com os funcionários da agência, que também contou com a presença dos diretores do Sindicato, José Orlando Ribeiro, Jorge Lucas, Geovana Freitas e Gilnei Vestfal, foi exposta a situação do banco na América Latina. Mas também foi ressaltado que o SindBancários está à disposição da categoria.
“Não suportaremos o assédio moral, a pressão por metas, o desrespeito ao ser humano. Qualquer comportamento que não estiver de acordo, denunciem ou entrem em contato com o SindBancários”, disse Lucio.
O Departamento de Saúde e o canal Tudo tem Limite estão à disposição da categoria para qualquer situação, que deve ser utilizado pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 3433-1225. O bancário não precisa se identificar.
Mobilização
A mobilização desta quarta foi organizada na 7ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais do Itaú Unibanco, Santander, HSBC e BBVA, realizada entre os dias 5 e 7, em Santiago, no Chile, e referendada na reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, ocorrida nos dias 12 e 13, em Curitiba.