Bancários de Porto Alegre denunciam más condições de trabalho no Itaú

Falta de pessoal e até baratas e ratos na Agência Coronel Vicente

As más condições de trabalho no Itaú Unibanco formam alvo de protesto do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre no final da manhã desta quarta-feira, dia 14. Dirigentes sindicais compareceram à agência Coronel Vicente, no centro da capital gaúcha, onde os funcionários sofrem com falta de pessoal, trabalham sem ar condicionado e convivem até com a presença de baratas e ratos. A situação também incomoda os clientes.

Além de denunciar a precária situação da unidade, os diretores do Sindicato distribuíram aos bancários e ao público leques para aliviar o calor. A entidade já compareceu na agência diversas vezes e vem cobrando soluções do banco para os problemas. Há denúncia de que, há mais de um mês, o ar condicionado está estragado, prejudicando o trabalho e o bom atendimento aos clientes.

Os diretores do SindBancários localizaram no prédio uma ratoeira, muitos ventiladores nas mesas e até um tubo de inseticida para espantar os bichos que habitam a agência. Em conversa com os clientes, os dirigentes sindicais explicaram que a falta de pessoal – consequência das grandes filas – e a situação de caos em que se encontra a agência é culpa do banco, e não dos funcionários, vítimas da política negligente do Itaú.

Cabe lembrar que o Itaú foi o banco que mais lucrou no Brasil em 2011. A instituição apurou lucro líquido de R$ 14,6 bilhões, com alta de 9,7% em relação ao mesmo período de 2010. O banco também foi o que mais cortou empregos, superando a marca de 5 mil postos de trabalho.

A postura adotada pelo banco resulta no acúmulo de serviço e sobreposições de funções. O atendimento também está precário, pois os funcionários estão sobrecarregados e em número reduzido para oferecer o serviço que o cliente paga e merece.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram