Na 7ª rodada de negociação da Campanha Nacional 2008, A Fenaban – Federação nacional dos Bancos fez questão de não surpreender: ofereceu 7,5% de reajuste – apenas 0,35 pontos percentuais acima da inflação do período de 1º de setembro de 2007 a 31 de agosto de 2008. Mais não trouxe para a mesa: nada de evolução no piso, nada de melhoria na PLR. Assim como foi praticamente nada nas rodadas anteriores sobre sáude, condições de trabalho, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, emprego, segurança. Em reunião rápida, como poucas, ao Comando Nacional dos Bancários restou a alternativa da recusa. Para saber mais, clique aqui. Para a categoria, como lembra o presidente do Sindicato dos bancários de Pernambuco (Seeb Pernambuco), Marlos Guedes, “é chegada a hora de cruzar os braços, e cumprir seu papel”.
Nesta quinta-feira, 25, às 19 horas, na sede do Sindicato dos bancários de Pernambuco, terá uma assembléia para debater e referendar a decisão do Comando, que inclui greve de 24 horas no próxima dia 30. É claro que você não vai querer ficar de fora em decisão tão importante. O Sindicato fica na Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista, área central do Recife.
Em reunião com representantes do Banco do Brasil, também em São Paulo, nesta quarta-feira, Comando e Comissão de Funcionários negociaram Sáude. Houve acenos de avanços em relação à reivindicação de plano odontológico e na Cassi. O banco prometeu “estudar com carinho” a criação assistência odontológica e o Programa de Saúde da Família Cassi clique aqui. Nova reunião está marcada para o dia 29 para discutir cláusulas econômicas específicas.
Bezerros resiste, mas pára
Enquanto isso, em Pernambuco, a Caravana do Sindicato retardou a abertura da agência de Bezerros, a 101 km do Recife, no Agreste pernambucano. Apesar da disposição, manifestada anteriormente, de aderir à campanha por melhores condições de trabalho e atendimento, houve resistência de parte dos empregados. Insuficientes, porém para brecar o movimento Acorda BB no local. Assim, chega-se, agora, à sexta agência, metade do Carrossel Virgulino, que já percorreu Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Pesqueira, Belo Jardim e agora Bezerros.
Nunca é demais relembrar que, por onde passa, a campanha recebe compreensão e apoio de clientes e usuários, o outro braço prejudicado pela insensibilidade da direção do banco.