Bancários de Pernambuco paralisam agências do BB contra plano de funções

Começou forte a campanha nacional contra o novo plano de funções do Banco do Brasil. Em Pernambuco, oito agências tiveram a abertura retardada na quarta-feira (20). Enquanto as unidades permaneciam fechadas, reuniões eram realizadas na área interna às agências. Do lado de fora, bancários explicavam a situação aos clientes.

As agências Cidade Universitária, Agência Recife, Barão de Souza Leão – Boa Viagem, Guararapes, Getúlio Vargas – Olinda, Derby e Sete de Setembro abriram somente por volta das 11 horas. A agência Barão de Souza Leão, por exemplo, não havia funcionado no dia anterior, por problemas na rede de energia elétrica. “Mesmo assim, os trabalhadores compreenderam a importância da atividade e decidiram participar”, conta o secretário de Formação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino.

Para a presidenta do sindicato, Jaqueline Mello, os bancários mostraram força e disposição neste primeiro passo da caminhada. Implantado unilateralmente pela empresa, o plano cria uma nova nomenclatura para alguns cargos comissionados, que passa a chamar de Cargo de Confiança; e garante a “opção” pela jornada de seis horas, mas com prejuízos de mais de 15%. “Trata-se de mais uma manobra para driblar a Justiça e estender a jornada dos trabalhadores. Seremos enfáticos na luta pela jornada de seis horas para todos, sem redução de salários, e por um plano de funções decente, negociado com os trabalhadores”, afirma a presidenta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram