Bancários de Minas Gerais definem propostas para Campanha Nacional

Conferência Estadual debateu temas de interesse da categoria

A 14ª Conferência dos bancários de Minas Gerais ocorreu de sexta-feira (6) a domingo (8), no Hotel Tauá, em Caeté-MG, com a participação dos sindicatos filiados à Fetraf-MG. Houve debates sobre várias questões de interesse da categoria e eleição dos delegados mineiros para a 14ª Conferência Nacional, que acontece de 20 a 22 de julho, em Curitiba.

Durante o evento também foram eleitos os representantes de Minas Gerais nas Comissões de Organização dos Empregados (COEs) de cada banco, bem como na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, e nas Comissões Temáticas. A Contraf-CUT foi representada pela secretária-geral Ivone Silva.

Foi ainda definida a proposta de índice de reajuste que deverá ser levada à 14ª Conferência Nacional, tendo sido aprovado o índice da inflação mais 5% de ganho real.

Ocorreram palestras sobre diversos temas de interesse dos trabalhadores como saúde do trabalhador, sistema financeiro, conjuntura nacional e Campanha Nacional. Os cerca de 100 bancários presentes ao evento elegeram os 38 delegados e os quatro observadores a que Minas Gerais tem direito.

Os temas que orientaram os debates foram os mesmos que nortearão a 14ª Conferência Nacional com quatro grandes eixos. O tema do emprego abordou terceirização, correspondente bancário, rotatividade e demissões. O eixo sobre remuneração debateu aumento real, aumento do piso, PLR, previdência e PCS. Os demais eixos são condições de trabalho, saúde e segurança bancária; e Sistema Financeiro Nacional, focando redução dos juros, regulação e a realização da Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro.

Para a presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Eliana Brasil, mais uma vez a Conferência Estadual cumpriu o seu papel ao abrir o espaço democrático de discussão sobre os principais temas de interesse da categoria bancária com vistas a Conferência Nacional que irá definir os rumos da campanha deste ano.

“Durante a Conferência Estadual pudemos amadurecer os debates sobre temas fundamentais que nortearão a nossa campanha nacional deste ano, além de elegermos os delegados de Minas que irão participar da Conferência Nacional”, afirmou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram