Bancários ligados a sindicatos filiados à CUT de Minas Gerais participaram, entre os dias 18 e 20 de junho, da 12ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada na sede campestre da APCEF-MG, em Belo Horizonte. O evento foi aberto a todos os bancários mineiros e deu o pontapé inicial da campanha salarial deste ano, visando mobilizar a categoria no estado para enfrentar mais uma vez a intransigência dos banqueiros e das direções dos bancos públicos federais.
Durante o evento, a economista do Escritório Regional do DIEESE-MG (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Maria de Fátima Lage Guerra, fez uma análise da conjuntura econômica mundial e brasileira e traçou as perspectivas da campanha deste ano.
A 12ª Conferência Estadual integra uma série de eventos preparatórios da 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Cardoso, a grande participação dos bancários na 12ª Conferência Estadual mostrou a disposição dos empregados neste início de campanha salarial. “O grande número de bancários no evento mostrou que a categoria está consciente de que foi a participação massiva da categoria nas últimas campanhas salariais que forçou os banqueiros e as direções dos bancos federais a concederem aumento real de salário, e cederem em conquistas importantes como adicional de PLR, 13ª cesta alimentação, auxílio educação, licença maternidade de 180 dias e várias outras que são frutos da luta do trabalhador bancário”.
“Ao participar dos debates dos principais eixos da campanha salarial deste ano, o bancário mostrou a sua disposição de lutar para manter e ampliar as conquistas da categoria. Agora é irmos para a 12ª Conferência Nacional, levando as propostas de Minas Gerais que irão somar às propostas dos outros estados da federação para fazermos uma campanha forte e vitoriosa”, salientou Cardoso.
“Quero ressaltar também a importância de termos aprovados a Moção de Apoio à pré-candidatura do companheiro Fernando Neiva à deputado federal e enfatizar a importância dos bancários elegerem um representante da categoria para defender os nossos interesses no Congresso Nacional”, concluiou.