Bancários de Londrina protestam contra assédio moral nos bancos

Mobilização contra humilhações e constrangimentos no trabalho

O Sindicato dos Bancários de Londrina e Região realizou uma manifestação no centro da cidade paranaense nesta quinta-feira (2), marcando o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral.

Com carro de som e distribuição de carta-aberta à população, o Sindicato alertou os trabalhadores e as trabalhadoras sobre como o assédio moral tem se tornado um problema constante nas mais diversas categorias.

O assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Esse problema vem se intensificando ano após ano e tomando proporções gigantescas, principalmente nos bancos, que representam o setor que mais ganha dinheiro no país.

“É importante lembrar que temos o acordo de combate ao assédio moral, assinado com os bancos, e que está à disposição de bancários e bancárias para realizar denúncias contra os gestores que assediam”, lembra Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.

O acordo foi assinado com Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Safra, Bic, Votorantim e Citibank. As denúncias podem ser feitas diretamente ao Sindicato. O denunciante se identifica para o Sindicato, mas terá seu nome mantido em sigilo junto ao banco.

O Sindicato tem prazo de até 10 dias úteis para encaminhar a denúncia ao banco que, após o recebimento, terá 60 dias para fazer a apuração do caso e comunicar ao Sindicato os procedimentos adotados.

Não fique calado! Para maiores esclarecimentos, procure o Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram