O Sindicato dos Bancários de Londrina protestou nesta quinta-feira, dia 4, contra mais uma demissão feita pelo Itaú. Os trabalhadores retardaram a abertura de uma das principais agências do banco, localizada no calçadão da cidade.
“Está insuportável o clima dentro das agências do Itaú. O medo de perder o emprego e as cobranças constantes têm deixado os funcionários inseguros. A desmotivação está aumentando a cada dia e a direção do banco não faz nada para reverter isso, pelo contrário, contribuem com o clima de terror”, avalia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.
“Neste caso, ainda houve requintes de crueldade, pois o funcionário foi demitido no final do expediente, depois de ter trabalhado o dia inteiro, enfrentado as metas, atendido seus clientes e, quando chegou a hora de ir pra casa, recebe a demissão”, critica Wanderley.
O protesto não atingiu somente a unidade. Na principal agência do Itaú na cidade, o Sindicato fez panfletagem junto aos funcionários e clientes, utilizando o material produzido pela Contraf-CUT, cobrando do Itaú a devolução do prêmio de sustentabilidade. Outras agências do centro também receberam o material ao longo do dia.
“O banco pode ser sustentável, mas os empregos no Itaú não são. Do alto de mais um lucro bilionário divulgado pelo Itaú é inadmissível conviver com tantas demissões”, acrescenta Wanderley.