Bancários de Florianópolis lançam Campanha “Exploração Não Tem Perdão”

Nesta quinta-feira (3), os bancários da base do Sindicato dos bancários de Florianópolis e Região lançam a Campanha ” Exploração Não Tem Perdão”. Logo cedo foram distribuídos ao longo da Via Expressa, que dá acesso à ponte Pedro Ivo Campos, ligação entre a Capital e o município de São José, diversos esqueletos que denunciam a exploração do Sistema Financeiro.

Durante o dia, dirigentes do Sindicato percorreram as agências da base para dialogar com clientes, usuários e bancários de diversas instituições financeiras para discutir o quanto o Sistema Financeiro explora não só a população, mas também os seus trabalhadores.

Juntos, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Safra, Banco do Brasil e Caixa lucraram R$ 61,2 bilhões em 2014. Neste primeiro semestre, os balanços já divulgados (Itaú, Bradesco, Santander e BB) dão conta de resultados na casa dos R$ 29,8 bilhões, crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Para os empregos, no entanto, a curva é descendente: 5.004 postos a menos em 2014 e 2.795 no primeiro semestre de 2015.

O principal responsável desta queda nos empregos está sendo a terceirização que é um dos piores males que a classe trabalhadora enfrenta. Os terceirizados ganham em média 27% menos que os bancários, têm menos direitos e jornada semanal até três horas e meia maior, alta rotatividade que desorganiza as categorias, ainda mais adoecimentos.

Embora os bancos ainda não possam terceirizar sua atividade fim tem repassado boa parte da população para atendimento em correspondentes bancários e precarizado o atendimento nas agências com a redução de mão-de-obra.

Não bastasse isso tudo ainda temos as mais altas taxas de juros do mundo, só para exemplificar a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito chegou a 395,3% ao ano, em julho, índice recorde para a série histórica, iniciada em março de 2011. Os dados foram divulgados, dia 26 de agosto, pelo Banco Central (BC). Em relação a junho, a taxa média subiu 23,2 pontos percentuais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram