O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso realizou na manhã de terça-feira (14) um ato público em frente à agência do Bradesco, localizada na Rua Barão de Melgaço em Cuiabá. Foram distribuídas cartas abertas à população e informativos aos bancários sobre a Campanha Nacional 2010 (campanha salarial), além de atividades lúdicas.
Durante o ato, o Sindicato lançou o selo: Transporte de numerário por bancário é ilegal. De acordo com a lei 7.102/83 o transporte de dinheiro deve ser feito por empresas especializadas, contratadas com esta finalidade.
“Há denúncias de transporte de dinheiro por bancários, isso é ilegal. Exigimos que essa prática termine”, enfatiza o secretário de Assuntos Jurídicos do Seeb-MT, Alex Rodrigues.
Até o momento houve três negociações e os banqueiros negaram praticamente todas as reivindicações dos trabalhadores. Nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) o Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Fenaban para discutir remuneração.
Os bancários exigem um reajuste de 11%. Somente no primeiro semestre deste ano os bancos lucraram R$ 24,7 bilhões. Tal índice comprova que é possível o aumento reivindicado pelos trabalhadores. Outros itens reivindicados são o aumento real, Participação nos Lucros e Resultados maior e elevação dos pisos.
“Exigimos que os banqueiros olhem para seus funcionários como parte fundamental em sua empresa e não como material de descarte. Queremos respeito, segurança, condições de trabalho, remuneração digna e o fim do assédio moral e das metas abusivas. O lucro recorde conquistado pelos bancos é reflexo do trabalho dos bancários. Sabemos que nossas reivindicações são possíveis e não ficaremos parados diante da intransigência daqueles que não desejam negociar”, argumenta o presidente do Seeb-MT, Arilson da Silva.