Bancários de Cuiabá protestam contra abusos do Itaú, Santander e BB

Bancários do Mato Grosso realizaram protesto e paralisações nesta quarta-feira (5) em três agências bancárias no Centro Financeiro de Cuiabá. Os protestos foram motivados pelas atitudes arbitrárias que os Santander, Itaú e Banco do Brasil vêm impondo à sociedade e aos funcionários.

Os bancários protestam contra as demissões em massa que o Santander vem fazendo em todo o país. Segundo informações extraoficiais mais de 5 mil funcionários do Banco Santander serão demitidos em todo o país até sexta-feira (7). Somente em Cuiabá foram desligados do banco quatro bancários.

Já os funcionários do BB protestaram pelos acordos não cumpridos pelo banco quanto aos funcionários que participaram da greve. O BB também desrespeitou à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a Constituição Federal no que se refere aos dias de paralisação da Campanha Salarial 2012.

Nesse sentido, o Sindicato dos Bancários do Mato Grosso defende mais contratação de funcionários, cobra mais segurança nas agências, como a implantação de biombos, câmeras de monitoramento no interior das agências e no estacionamento bem como fachadas blindadas.

“Queremos mais contratações, mais segurança nas agências. É preciso valorizar os trabalhadores e clientes. Tem que ser bom para todos de verdade”, afirma o presidente do Sindicato, Arilson da Silva.

Ato no Itaú

No Itaú, os protestos foram motivados pela implantação do horário estendido feito pelo banco em diversas agências no último dia 27 de agosto deste ano, que tem sobrecarregado os funcionários e causado consequências diretas no emprego, jornada, organização de trabalho e principalmente na qualidade de vida dos trabalhadores, fragilizando a segurança dos bancários e clientes.

Devido à forma unilateral e sem transparência de colocar em prática o projeto, a Contraf-CUT, federações e sindicatos de bancários de todo país realizam um Dia Nacional de Luta, como forma de pressionar o Itaú para que reveja esse horário diferenciado e discuta com os trabalhadores um novo modo de organizar o atendimento. Uma edição especial do jornal Itaunido, elaborado pela Contraf-CUT, está sendo distribuída aos funcionários e clientes do banco.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram