Bancários de Cuiabá inciciam Campanha com arrastão pelas agências

Campanha Nacional dos Bancários ganhou as ruas com música e informação

Banda regional, café da manhã na porta do Bradesco, arrastão pelas agências bancárias e muito barulho com o caminhão de som circulando pelo centro financeiro de Cuiabá, marcaram o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2015 em Mato Grosso, nesta terça-feira (18).

Caracterizados, carregando faixas e distribuindo panfletos, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso conversaram com a população e com os trabalhadores das agências. A mídia da Campanha deste ano, que tem como mote : “Exploração não tem perdão”, chamou muito a atenção das pessoas dentro das agências e também nas ruas de Cuiabá.

Na abertura das atividades, o diretor do Sindicato Luis Edwiges, destacou os 7 pecados capitais dos banqueiros “Só no primeiro trimestre deste ano, os cinco maiores bancos apresentaram um lucro de 19 bilhões de reais, ou seja estão nadando de braçada, independentemente se tem crise financeira ou não, 21% acima da média dos anos anteriores, enquanto isso numa lógica perversa da rotatividade que demite e contrata pagando até 58% menos. Essa é a lógica que o Sindicato dos Bancários combate e que sociedade precisa combater junto com os trabalhadores do ramo financeiro, precisamos dar o grito contra o assédio moral, contra a ganância e a exploração financeira”, conclama.

Para o presidente da Central Única de Mato Grosso (CUT/MT), João Luiz Dourado, esse diálogo com a categoria e com a população, simboliza também que queremos mais. “A nossa campanha exige redução das taxas de juros, porque aumenta a lucratividade dos banqueiros e dos rentistas e prejudica os trabalhadores, as trabalhadoras e os clientes. Essa política também inibe o desenvolvimento e o crédito no país”, afirmou, ressaltando que campanha não dialoga somente com os bancários e sim com toda a população.

O secretário de comunicação e divulgação do Sindicato dos Bancários de Brasília, Adilson Antonio de Sousa, convidado a participar do lançamento Campanha em frente à agência do Bradesco, destacou os altos rendimentos do banco, que no primeiro semestre apresentou um lucro liquido de R$ 8,7 bilhões e comprou o HSBC por R$ 17,6 bilhões.

“Com o lucro de um ano o Bradesco comprou um banco, onde já se viu o lucro de uma empresa de um ano comprar a concorrente. Só no mercado financeiro que essas coisas acontecem. Dividindo os 8,7 bilhões por 122 dias úteis do primeiro semestre de 2015, dá um lucro de 71 milhões de reais por dia. A mega-sena ameaça pagar 30, 40 milhões e todo mundo joga sonhando em ganhar um prêmio assim. Mas, o banco lucra isso por dia, à custa da exploração do trabalhador, à custa de taxas de juros e de tarifas abusivas sobre os clientes”, frisou Adilson, não descartando a possibilidade de uma greve, caso os banqueiros não atendam as reivindicações dos trabalhadores.

O Sindicato realizará a mesma atividade nos dias 19, 20 e 21 de agosto, respectivamente nos agências do Bradesco, no Coxipó, Bradesco da Av. do CPA e no Itaú, no centro de Várzea Grande.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram