Bancários de Brasília param agências contra demissões no Santander

Trbalhadores exigem fim das dispensas e reintegração dos demitidos

Em protesto contra a onda de demissões promovidas pelo Santander em todo o Brasil, cujo número já chega a mil e pode atingir 5 mil trabalhadores, segundo informações extraoficiais, os bancários das agências da 504 e da 502 Norte, do Setor Comercial Sul (SCS) e da 306 e 506 Sul, em Brasília, paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (5). Com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília, eles exigem o fim das dispensas imotivadas e a reintegração dos demitidos.

Durante o protesto, o Sindicato distribuiu panfleto à população em que denuncia as demissões em massa, mesmo o banco tendo alcançado o lucro estrondoso de mais de R$ 5,6 bilhões no Brasil apenas de janeiro a setembro deste ano, e como esse processo vai afetar negativamente a rotina de trabalho e o atendimento aos clientes.

“O banco tem negado que haverá novas dispensas e disse que ‘o que deveria ser feito já foi feito’, principalmente aqui em Brasília, onde tivemos mais de 20 pessoas demitidas. De qualquer modo, não existe motivo para essas demissões: o banco no Brasil respondeu por 26% do seu lucro líquido global, sua maior lucratividade. Na Espanha não vem ocorrendo demissões, sendo que lá existe uma crise. Portanto, nós queremos garantia de emprego para essas pessoas e que o Santander respeite o Brasil e os brasileiros”, cobrou a secretária de Imprensa do Sindicato e funcionária do Santander, Rosane Alaby.

Para pressionar o Santander a reverter esse processo, que pegou a todos de surpresa às vésperas do Natal, causando medo e apreensão entre os funcionários, sindicatos estão promovendo protestos em todo o país. Em Brasília, afora as paralisações, o Sindicato também está denunciando a instituição financeira à população por meio de mensagens veiculadas nas principais rádios da capital.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram