Bancários de bancos privados de Porto Alegre aprovam proposta da Fenaban

Assembleia dos bancários de bancos privados na capital gaúcha

Em assembleia realizada na manhã de segunda-feira, dia 17, na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, os bancários de instituições privadas avaliaram a proposta apresentada pela Fenaban ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, na última sexta-feira, dia 14. Em votação, a categoria aceitou a proposta e colocou fim à greve que havia se iniciado no dia 27 de setembro. Os bancários voltaram ao trabalho às 12h.

Os dirigentes sindicais destacaram a importância da mobilização dos bancários para a obtenção do avanço nas negociações. O diretor do SindBancários e funcionário do Bradesco, Everton Gimenis, agradeceu aos colegas pela adesão à greve.

“Na maior greve dos últimos 20 anos, conseguimos avanços com a nossa força. Se não é a melhor proposta, ela contém aumento real e melhor regra para a PLR (participação nos lucros e resultados)”, destacou o dirigente.

Lucio Mauro Paz, diretor Jurídico do Sindicato e funcionário do HSBC, destacou que no 21º dia de paralisação os bancários conseguiram arrancar uma proposta com a força da mobilização, com avanços econômicos e sociais.

“A Fenaban afirmava que não daria aumento real e nem valorizaria o piso. Dobramos essa intransigência com aumento real, avanço na PLR, o fim do transporte de numerários por bancários e do ranking individual de metas. São duas ações importantes. A primeira preserva a vida e a integridade dos trabalhadores e a segunda combate o assédio moral”, relatou o dirigente.

“Enfrentamos a ganância dos banqueiros, que estavam se escondendo atrás da crise econômica e da mesa da Fenaban. Chegamos a um bom acordo e obtemos, pelo oitavo ano consecutivo, aumento real de salários. Nossa PLR também avançou, apesar da dificuldade em fazer com que eles dividam um pouco a fatia de toda essa lucratividade”, afirmou o presidente do SindBancários Mauro Salles, que é funcionário do Santander.

“Saímos vitoriosos de mais uma campanha, mas nossa luta continua. Ela é cotidiana para enfrentar os problemas das condições de trabalho”, completou o presidente da entidfade.

Banco do Brasil

A assembleia do BB que iria avaliar a proposta da Fenaban e da direção do banco foi suspensa. Prevista para ocorrer às 15h de segunda-feira, na Casa dos Bancários, o SindBancários decidiu suspendê-la e convocá-la para esta terça-feira, dia 18, às 10h.

Caixa

Os empregados da Caixa Econômica Federal, reunidos em assembleia no Hotel Everest na segunda-feira, decidiram por maioria continuar em greve. Nova assembleia acontece nesta terça-feira, às 15h, no mesmo local.

Banrisul

O Banrisul confirmou a retomada das negociações com o Comando dos Banrisulenses. A reunião acontece nesta terça-feira, às 10h. A informação veio logo após o Comando cobrar a reabertura do diálogo, conforme deliberação da assembleia que ocorreu à tarde, onde foi decidida a manutenção da greve.

Nesta terça-feira, os banrisulenses fazem uma vigília em frente ao prédio da Direção Geral (DG), a partir das 8h. Das 10h às 13h, os funcionários lotados na DG paralisam suas atividades. Estão todos convocados para participar e manter a mobilização forte.

Interior do Rio Grande do Sul

No interior do Estado, também ocorreram assembleias dos sindicatos na segunda-feira e a maioria aprovou as propostas da Fenaban, BB e Caixa.

No caso do Banrisul, os bancários decidiram manter a greve. Novas assembleias acontecem nesta nesta terça-feira.

Veja o resultado das assembleias:

Aceitaram as propostas da Fenaban, BB e Caixa:

Alegrete
Bagé
Camaquã
Carazinho
Caxias do Sul
Cruz Alta – Privados
Erechim
Frederico Westphalen
Guaporé
Litoral Norte
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pelotas
Rio Grande – BB e Privados
Rosário do Sul
Santa Cruz do Sul – BB e Privados
Santana do Livramento
Santa Maria
Santa Rosa – BB e Privados
Santiago – Privados
Santo Ângelo
São Gabriel
São Leopoldo – BB e Privados
Vacaria
Vale do Paranhana

Rejeitaram proposta da Caixa:

Porto Alegre
Vale do Caí

Assembleia na manhã desta terça-feira:

Cruz Alta – Caixa – 9h
Ijuí – Caixa e BB – 9h
Rio Grande – Caixa – 9h
Santa Cruz do Sul – Caixa – 9h
Santa Rosa – Caixa – 8h
Santiago – BB e Caixa – 8h
Porto Alegre – BB – 10h
São Leopoldo – Caixa – 9h30
Vale do Cai – BB – 11h

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram