Diretores do Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região realizaram manifestação nesta quinta-feira, dia 2, na agência do Banco do Brasil na cidade, seguindo orientação da Contraf-CUT, como forma de pressionar a direção da instituição a atender as reivindicações dos funcionários. Na ocasião, foi distribuído material informativo aos clientes e usuários do Banco, relatando os problemas decorrentes da falta de pessoal nas agências e a pressão pela venda de produtos.
A mobilização coincide com a realização de negociações com a diretoria do Banco com o movimento sindical, hoje e amanhã, em Brasília, quando estarão em pauta discussões sobre o pagamento de salário de substituição, alterações na política de pessoal, assédio moral e a revisão no processo de adequação de gerentes do módulo básico e avançado.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana, Damião Rodrigues, o movimento sindical quer que o Banco do Brasil contrate mais funcionários e exerça seu papel enquanto banco público federal.
“As pressões pela venda de produtos são enormes. A situação é tão grave que chegou ao ponto de ter gerente mandando os bancários deixarem tudo de lado para se dedicar a empurrar títulos de capitalização, seguros e demais produtos do banco, porque na avaliação deles isso é mais importante”, denuncia o sindicalista.
Em relação aos gerentes do módulo básico e avançado, Damião explica que o banco exige deles uma qualificação maior, mas, no entanto, não oferece condições e tempo para que os mesmos possam estudar e fazer os cursos necessários para a área. “Nosso objetivo é convencer a diretoria do Banco do Brasil de que é preciso humanizar sua política de pessoal e acabar de vez com o assédio moral contra os funcionários”, complementa.
Campanha Salarial 2009
A Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) realiza nos dias 4 e 5 de julho, em Praia de Leste a Conferência Estadual dos Bancários. Segundo Damião Rodrigues, durante o evento serão definidas as reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2009 e as estratégias de mobilização para garantir avanços nas negociações com os bancos.
“A Campanha começou com a Conferência Regional, realizada no último sábado em Apucarana. Em Praia de Leste vamos debater as propostas das demais regiões do Estado e encaminhar para a Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de julho, em São Paulo”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana, informando que até lá a categoria estará mobilizada através de manifestações específicas nos bancos, como a que ocorreu no Banco do Brasil hoje, para garantir avanços nas negociações.