Os bancários de Angra, Itaguaí, Mangaratiba, Parati e Seropédica, no Rio de Janeiro, elegeram a diretoria do sindicato dos bancários da região para o quadriênio 2023-2027. A chapa única recebeu 99,25% dos votos, nas eleições realizadas na terça (20) e quarta (21) desta semana.
A composição da chapa segue o Acordo de Dirigentes Sindicais, firmado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em 2018, com menos representantes no local de trabalho. “Procuraremos compensar essa realidade com uma maior presença dos dirigentes que atuarão liberados na entidade, embora esse número também tenha sido reduzido pelo mesmo acordo”, afirmou Ayres Carlos, presidente eleito.
O percentual de renovação é de 36%. A presença feminina de 27% é importante e significativa. Aposentados também integram a chapa. “A renovação foi natural na composição, com a saída de diversos dirigentes nos programas de demissão voluntária dos principais bancos desde o segundo semestre de 2019”, explicou Rogério Salvador, atual presidente.