Bancários da Regional 3 da Fetec debatem eixos da Campanha Nacional

As demandas serão levadas para a Conferência Estadual

Dirigentes sindicais da Regional 3 da Federação dos Bancários da CUT-SP (Fetec-CUT/SP) realizaram conferência para debater os resultados das consultas e discutir eixos da Campanha Nacional de 2015, no último sábado (4), em Araraquara. A ação envolveu também os bancários de Barretos e de Catanduva.

As demandas retiradas da conferência regional serão levadas para Conferência Estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional dos Bancários. Outras questões relativas às condições de trabalho, assédio moral, emprego, terceirização, segurança, saúde do trabalhador e estratégias de luta também foram discutidas.

Participaram dos debates o diretor presidente da Fetec-CUT/SP, Luiz César de Freitas, o Alemão, e os presidentes dos Sindicatos dos Bancários de Araraquara, Paulo Roberto Redondo, de Catanduva, Paulo Franco, e de Barretos, Marco Antônio Pereira.

Doutorando pela Unesp, o cientista político João Mauro Carvalho fez palestra sobre a redução da maioridade penal. Dirigentes sindicais de toda a base regional participaram do encontro e ajudaram a complementar a minuta da categoria.

De acordo com informações da Fetec-CUT/SP, ficou visível nos debates preliminares que o aumento do lucro dos bancos será um bom argumento para que a categoria prossiga com a política de aumento real e avanço nos direitos.

“Essa forma de organizar a campanha, com visitas pré-conferências, seguidas pelas Conferências Regionais e Conferência Estadual, favorece o debate. O modelo vem sendo adotado há alguns anos, possibilitando melhor organização no Estado e, consequentemente, fortalecimento da mobilização do conjunto da categoria. As campanhas vitoriosas dos últimos anos demonstram que estamos na direção correta”, afirma Alemão.

Conforme os representantes dos sindicatos, a migração das transações bancárias para o mundo virtual, sobretudo com o avanço do mobile banking, que são as operações tipicamente bancárias realizadas por meio de celulares, é um dos temas que geram apreensão para a categoria, pois pode acarretar diminuição de empregos.

Além da discussão do novo acordo para a categoria, outra preocupação que toma volume nas bases é com as triagens de clientes nas agências, justamente com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas atendidas nos caixas. Esta prática, segundo os bancários, contribui ainda mais para o fechamento de postos de trabalho na categoria.

Calendário

Duas conferências foram realizadas no sábado: as da Regional 2, em Jundiaí, e Regional 3, em Araraquara. Para o dia 16, em Assis, está prevista a Conferência da Regional 4. No dia 18, será a vez da Regional 5, em Pindamonhangaba. A 17ª Conferência Estadual da Fetec-CUT/SP será realizada em 25 de julho, na capital paulista.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram