O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, José Ulisses de Oliveira, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (13/01) com os empregados da Caixa na agência do bairro Piçarra, zona Sul de Teresina, para discutir com eles sobre as mudanças que a direção da empresa pretende fazer e como a categoria está se mobilizando para fazer valer os seus direitos.
O Sindicato dos Bancários do Piauí (Seebf-PI) decidiu fazer uma semana de mobilização em várias agências da Caixa na capital piauiense. Ontem, começou pela agência Areolino de Abreu.
Dentre os pontos mencionados por José Ulisses, ele destacou a valorização das funções, jornada de trabalho sem redução salarial, fim das discriminações, critérios justos de nomeação e fim das destituições arbitrárias. “Quero deixar bem claro que está havendo uma intransigência por parte da diretoria da Caixa”, frisa o sindicalista chamando atenção dos empregados.
Por sua vez, o diretor de Imprensa do Seebf/PI, João Sales falou sobre a migração dos empregados do Plano de Cargos Comissionados (PCC) para o Plano de Funções Gratificadas (PFG), uma vez que a empresa apresentou apenas as linhas gerais sem descrever os valores da tabela para os empregados. “Nesse caso, o Sindicato está se mobilizando para não aceitar, como também lutar por outros direitos adquiridos e que estão querendo retirar dos bancários”, pondera.
Quanto a isso, José Ulisses disse que a decisão final vai ficar por conta dos bancários da Caixa, que vão decidir tudo em votação.
Sales fez refernência ainda ao Saúde Caixa, já que a ideia é colocar em cada estado um representante para cuidar do plano e também do Saúde do Trabalhador em todas as Unidades da Federação. Para isso, os dirigentes sindicais estão percorrendo todas as agências coletando assinaturas em um abaixo-assinado que será entregue à presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.
Nesta quinta-feira (14), os bancários estarão mobilizados em frente à agência da Caixa Conselheiro Saraiva, centro de Teresina.