Bancários da Caixa no Pará e Amapá rejeitam o aditivo de compensação

Reunidos em assembléia na sede do Sindicato dos bancários do Pará e Amapá (Seeb PA/AP) na noite desta terça-feira (18), os bancários e bancárias da Caixa no Pará e Amapá decidiram por unanimidade rejeitar a alteração da cláusula 33ª, aditiva ao Acordo Coletivo Específico da empresa firmado no último dia 30 de outubro e que versa sobre a cobrança dos dias parados durante a greve. A mesma decisão foi tomada pelos bancários de Porto Alegre e de Santa Maria (RS) e Espírito Santo.

Os trabalhadores consideraram autoritária a atitude do banco em lançar Circular Interna (CI Suape/Surse 107/2008), um dia após a assinatura do Acordo Aditivo negociado na Campanha Nacional, que obriga os empregados a compensarem os dias parados aos finais de semana, feriados, além da utilização de Apip e Licença Prêmio.

A assembléia também repudiou o comportamento da Comissão de Empregados da Empresa (CEE/Caixa) – representação da Contraf-CUT nas mesas de negociação – por reformular a redação da cláusula 33ª com a direção da Caixa sem consultar a categoria. “Consideramos desnecessário fazer um acordo com a Caixa que regulamenta a possibilidade de desconto dos dias parados. Porém, o mais grave foi a Contraf-CUT não orientar a realização de assembléias para definir a posição dos empregados[as] sobre o assunto. Este é o conteúdo da nossa moção de repúdio”, criticou Alberto Cunha, presidente do Sindicato dos Bancários PA/AP.

Alberto Cunha também ressaltou que o Sindicato ajuizou na 12ª Vara do Trabalho o processo 1734/2008, solicitando liminar que reafirme o acordo específico da Caixa assinado no dia 30/10 e impeça o cumprimento da CI 107 no Pará e Amapá.

Muitas direções sindicais ainda estão discutindo a possibilidade de assinar ou não. Outras já se manifestaram informando à categoria que não irão assinar o aditivo, como o de Curitiba e Região e o de Campinas.

Batalha jurídica – A assessora jurídica do Sindicato, Mary Cohen, também participou da assembléia e explicou que é preciso aguardar até esta quarta-feira (19) o despacho da juíza que está avaliando o processo do Sindicato para, a partir disso, avaliar como se dará o embate jurídico com a Caixa.

Audiências – Várias entidades ajuizaram ação contra a CI 107.

Veja algumas das audiências que já estão marcadas

Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá – dia 02/12;
Sindicato dos Bancários do Espírito Santo – dia 25/11;
Sindicato dos Bancários de Porto Alegre – dia 10/12.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram