Bancários da Bahia lançam campanha por melhores condições de trabalho

Campanha “Assim não dá” defende mais contratações de bancários

Não dá para bancários nem para os clientes. Os problemas nas agências bancárias têm se multiplicado e, por isso, o Sindicato dos Bancários da Bahia lançou, na última quinta-feira (3), a campanha Assim não dá, por melhores condições de trabalho nas unidades.

Ninguém aguenta mais tanto descaso. No ato, diretores do Sindicato percorreram, pela manhã, seis agências do Comércio para mobilizar e esclarecer a população o porquê das reivindicações.

Carregando placas como “Faltam bancários nas agências”, “Falta ar-condicionado”, e “Assim não dá”, os dirigentes sindicais foram aplaudidos pela clientela nas unidades.

A truculência dos bancos foi sentida apenas na agência da Caixa, que dificultou o acesso dos diretores do Sindicato e da equipe de reportagem. Para piorar, ao deixar entrar, a gerência fez com que os vigilantes revistassem os profissionais. Um absurdo que desrespeita e fere o direito à manifestação.

A culpa não é do bancário

Durante as atividades nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC e Itaú, os discursos dos diretores do Sindicato estavam afinados no que diz respeito à união entre empregados e clientes.

“O resultado da precarização dos serviços não é dos bancários e sim da falta de contratações”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos.

Para o diretor de comunicação da entidade, Adelmo Andrade, a demora no atendimento é culpa dos banqueiros. “Faltam funcionários para atender os correntistas”, diz.

Enquanto aconteciam as manifestações, cartazes, adesivos e exemplares do jornal O Bancário foram entregues aos clientes. Uma banda de sopro também ajudou a animar a mobilização.

Denúncias chegam durante manifestação

Denúncias do tipo “o sistema está caindo direto”, “esperamos sempre mais de 15 minutos”, “cliente estressado agrediu bancário ontem aqui” e “eu demoro mais ou menos duas horas para ser atendida” chegaram aos diretores do Sindicato, enquanto a manifestação por melhores condições de trabalho era realizada.

Na agência Caixa do Comércio, o elevador está quebrado há mais de dois anos, o ar-condicionado funciona com a capacidade mínima e a compra do galão de água está suspensa na unidade.

Além disso, os empregados são obrigados a compensar as horas extras e o sanitário para clientes está em eterna manutenção. Ou seja, um caos. O prejuízo é enorme para os trabalhadores, que enfrentam péssimas condições de trabalho. O Sindicato vai investigar mais a situação.

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