Bancários cobram soluções do BB para caos na agência Tambaú-PB

Na sexta-feira, 30 de outubro, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba foi à agência Tambaú verificar in loco o caos naquele ponto de atendimento do Banco do Brasil e cobrar providências ao gerente da agência. À tarde, a cobrança foi feita na Superintendência Estadual do BB na Paraíba.

Há muito que os funcionários do Banco do Brasil se queixam das péssimas condições de trabalho, agravadas diariamente pelo aumento do número de clientes, enquanto o quadro funcional se mantém o mesmo. E, ainda mais estarrecedor, é a constatação de que funcionários são deslocados de agências com o quadro defasado para prestar serviços em outras unidades do banco onde o sufoco é ainda maior.

Preocupados com essas questões, o presidente do Sindicato, Marcos Henriques, e os diretores Francisco de Assis “Chicão”, Marcelo Alves e Edson Borges conversaram com o primeiro gestor da agência, Gildásio Araújo Barreto, que diz reconhecer a difícil situação dos funcionários daquela dependência. “O problema já foi levado ao conhecimento da Superintendência Estadual, de quem aguardamos soluções”, explicou.

Na visita à agência, os diretores do Sindicato constataram a inadequação das condições de trabalho, que geram muitas reclamações dos clientes e a insatisfação dos bancários, cujos semblantes de desolação denunciam que algo está muito errado naquela unidade.

Ao gerente Gildásio, que já foi o ‘homem forte’ do Superintendente Estadual Elói Medeiros, os sindicalistas alertaram para as medidas que o Sindicato pode adotar, caso esses problemas não sejam solucionados em tempo hábil. “Se os funcionários continuarem a sofrer pressão para trabalhar em condições inadequadas, principalmente pela falta de funcionários, vamos intensificar as ações de protesto na agência Tambaú e mobilizar os companheiros para paralisar as atividades, além de denunciar o descaso ao Ministério do Trabalho”, enfatizou Marcos Henriques.

À tarde, a diretoria do Sindicato esteve na Superintendência Estadual do Banco do Brasil e foi recebida pelo gerente de administração Edilberto José de Souza Passos, que confirmou o recebimento do pedido de ajuda da administração da agência. “Estamos buscando soluções para esses problemas e vamos dar prioridade à Agência Tambaú, no Estado”, ponderou.

Na reunião com a superintendência, os diretores do Sindicato incentivaram a administração daquele órgão a sair na frente, no que diz respeito à contratação de pessoal, ao tempo em que exigiu de imediato para a agência Tambaú: pelo menos, mais dois caixas executivos; mais um funcionário para o atendimento; e o retorno da bancária cedida à Agência Treze de Maio, também na capital paraibana.

Marcos Henriques ressaltou que o Sindicato também vai recomendar a cada funcionário que identifique quando o problema é do banco ou referente ao serviço por ele exercido, para que o bancário não absorva problemas ou deficiências estruturais da instituição financeira, em detrimento de sacrifício pessoal.

“O bancário do BB não deve em hipótese alguma se submeter à situação inadequada de trabalho, nem extrapolar sua jornada normal, pois a solução para os problemas do banco são de responsabilidade da empresa e não do empregado”, concluiu.

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