Sindicato foi ouvido pelos vereadores sobre atendimento precário aos clientes
Atendendo solicitação do vereador Manuel Marcos (PRB), o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, marcou presença na manhã de terça-feira (8) na Câmara Municipal de Rio Branco. Batistela foi convocado para ser ouvido por membros da Comissão de Fiscalização do Atendimento Bancário.
Com a precariedade do atendimento nas unidades bancárias da capital, Rio Branco, a população tem buscado apoio dos vereadores para mudar a realidade, surgindo assim a necessidade de uma ação por parte dos parlamentares.
Convidado pelos vereadores para ajudar a mudar a realidade do atendimento bancário a clientes e usuários, Batistela falou durante quase duas horas da problemática existente nas unidades bancárias, pedindo ajuda aos vereadores para que seja cumprida a Lei das Filas dentro das agências.
“A cada fechamento de balanço financeiro anual das instituições instaladas no país, elas conseguem alcançar lucros astronômicos à custa do suor dos bancários e do sofrimento dos clientes e usuários. A cada ano os bancos optam pela redução dos postos de trabalho dentro das unidades, prejudicando ainda mais a qualidade do atendimento”, afirmou
O dirigente sindical também criticou o sistema de correspondentes bancários. “Além de precarizar a mão de obra, pagando baixos salários, essas empresas não oferecem condição de trabalho e segurança. O papel do sindicato não é o de apenas reivindicar melhores condições de trabalho, segurança e salários, mas também o de lutar por qualidade no atendimento aos clientes e usuários, além de brigar por menores taxas de juros no mercado”, finalizou Batistela.
O presidente da Comissão de Fiscalização do Atendimento Bancário, vereador Manuel Marcos (PRB), chegou a questionar a funcionalidade ou não de um órgão municipal fiscalizador da Lei das Filas. O parlamentar deixou claro que é preciso a existência da fiscalização para que a lei seja realmente cumprida dentro das agências bancárias.
O vereador Marcelo Jucá (PSB) afirmou que a parceria entre a Câmara Municipal de Rio Branco e a direção do Sindicato dos Bancários do Acre será importante para criar alternativas jurídicas para a melhoria do atendimento bancário nas agências bancárias de Rio Branco. A comissão também conta com os vereadores Juracy Nogueira (vice-presidente), Raimundo Vaz (relator) e Rabelo Góes.