A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT promove a Iª Marcha Nacional Contra a Homofobia -Iº Grito Nacional pela cidadania LGBT e Contra a Homofobia. O evento acontece na Catedral Metropolitana de Brasília, em 19 de maio, às 9h, e contará com o apoio do movimento sindical bancário e da secretaria de direitos humanos.
A categoria bancaria é referência nacional por conta dos avanços conquistados, como a isonomia de tratamento para homoafetivos, garantida na Convenção Coletiva de Trabalho assinado no ano passado. “Porém, ainda há muito por ser feito e o tema carece de um estado permanente de alerta contra a homofobia e a constante busca pela igualdade de oportunidades, afirma Deise Recoaro, secretária de políticas sociais da Contraf-CUT.
Discriminação
Um caso recente de perseguição aos homossexuais na categoria aconteceu no Rio de Janeiro, quando a agente comercial Márcia Cristina Tomé Líbano foi demitida após o gerente geral da agência Campo Grande, César Ribeiro, receber a informação de que ela possuía uma companheira. Veja mais detalhes aqui .
Para Deise, é inconcebível que o preconceito no ambiente corporativo possa prejudicar as pessoas de uma forma tão acentuada, levando até mesmo a demissão. “Em abril, a Contraf-CUT participou de um seminário – veja mais aqui – pela promoção dos Direitos de LGBT com objetivo de contribuir com as demandas apresentadas e provocar a reflexão e a tomada de consciência sobre o assunto, lembra Deise.
“Em pleno século XXI ainda testemunhamos a discriminação abominável dentro dos bancos e também em outras regiões do planeta, como o que é praticado nos países africanos. Temos que lutar para extirpar da sociedade todo tipo de preconceito. Consideramos justa toda forma de amor”, completa.
I Marcha Nacional contra Homofobia
Em 17 de maio é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial Contra a Homofobia. A data marca a vitória do movimento que conseguiu retirar a homossexualidade da classificação internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde, em 17 de maio de 1990.
Para comemorar a data aqui no Brasil, a ABGLT convocou a Iª Marcha Nacional Contra a Homofobia – Iº Grito Nacional pela cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
Serviço
I Marcha Nacional Contra a Homofobia – I Grito Nacional pela cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
Data: 19 de maio
Hora: 9h
Local: Catedral Metropolitana de Brasília (DF)