(Cuiabá) Na quinta rodada de negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), nenhum avanço foi registrado, somente descaso e falta de respeito com os trabalhadores do setor.
Desde a primeira reunião com os banqueiros realizada no dia 10 de agosto, data em que também foi entregue a minuta de reivindicações da categoria, as respostas têm sido sempre negativas aos trabalhadores. Respostas negativas que permearam também, a segunda rodada, realizada no dia 21 de agosto; a terceira, do dia 29; a quarta rodada, do dia 15 de setembro e a quinta rodada de negociações realizada no dia 19, onde a postura dos banqueiros deixou clara e sem disfarces, que eles não estão nenhum pouco preocupados com seus funcionários.
Por essa razão, o sindicato dos bancários está se mobilizando para demonstrar a força e a união da categoria. “Não podemos pensar separados, a hora é de cada um de nós ter a consciência de que precisamos ser fortes e unidos, para mostrar aos banqueiros, que não estamos com brincadeira”, afirma Eduardo Alencar, presidente do Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso.
Os bancários de Mato Grosso, mais especificadamente de Cuiabá, estão mobilizados há mais de um mês na capital, mostrando à população que, mesmo com os lucros exorbitantes dos bancos, os bancários não estão sendo valorizados enquanto profissionais. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em outras capitais do país, as mobilizações também já estão acontecendo rumo a greve de advertência de 24 horas, no dia 26 de setembro. “Temos que nos manter unidos”, pondera Eduardo Alencar.
Assembléia
Por tudo isso e pela conquista dos direitos da categoria, o Sindicato irá realizar a assembléia geral hoje, logo mais às 18h no auditório do Sindicato dos Bancários, na rua Barão de Melgaço, 3.190, em Cuiabá.
Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT