Banc rios promovem s bado ato-show contra venda de a‡äes do Banrisul

(Porto Alegre) Um ato-show, com Nei Lisboa e Leonardo (cantor nativista) é a nova aposta dos bancários, movimento sindical e comitês em defesa do Banrisul na campanha contra a venda de ações do banco. A programação será sábado, dia 16, no Centro de Eventos do Parque da Harmonia, em Porto Alegre, a partir das 10h. O evento é promovido pelo Comitê Estadual em Defesa do Banrisul, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Regiãoe Federação dos Bancários RS.

 

O ato reunirá bancários, representantes de diferentes categorias de trabalhadores, comunidade, lideranças políticas e parlamentares vindos de todos os cantos do Rio Grande, que irão denunciar as medidas que projetam a venda do banco.

 

Caravanas estão sendo organizadas em todo o Estado. Até agora, foram lançados mais de 30 comitês regionais e ainda estão previstos outros em mais municípios até o final do mês. Para comprovar ao governo Yeda que a população quer manter o Banrisul público, um abaixo-assinado recolhe adesões em todo Estado contra a venda de ações.

 

O ato-show é mais uma tentativa de tentar barrar o processo de capitalização. Sindicato e Federação já protestaram nos principais episódios que envolvem a privatização silenciosa do Banrisul. No dia 30 de abril, os bancários usaram balões pretos e chuva de papel picado em sinal de protesto contra a venda de ações. Naquela ocasião, a assembléia de acionistas alterou estatutos do banco, abrindo espaço para investidores privados influenciarem os rumos da instituição.

 

Em uma nova investida, no dia 1º de junho, foi realizada outra assembléia extraordinária dos acionistas. Manifestação liderada pelas lideranças sindicais durante a assembléia, em frente ao edifício-sede do banco, reforçou a preocupação com a interferência de investidores privados na decisão dos rumos do banco. Desta vez, os acionistas autorizaram que conselheiros independentes ocupem duas das oito vagas do Conselho de Administração, que decide a política de gestão do banco. Mais uma prova de que o governo segue rumo à venda do banco.

 

Agora é força total. O ato-show reforça a mobilização dos bancários, que concentram esforços para impedir que o Banrisul seja vendido. Ao ter seu capital aberto, o banco deixa de cumprir seu papel de gerador de emprego e renda e de fomentar o desenvolvimento do Rio Grande.

 

Fonte: Seeb PoA

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram