Banc rios do MT debatem pacotÆo do BB na Cƒmara Municipal de Cuiab 

(Cuiabá) Após solicitação feita ao atual vereador por Cuiabá e ex-presidente do Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso, Dilemário Alencar, PSB, o Seeb MT conseguiu dos vereadores um espaço na plenária da Câmara Municipal para esclarecer pontos que colocam em risco o emprego de milhares de trabalhadores do Banco do Brasil.

 

No chamado Plano de Reestruturação, dentre o que a direção do Banco do Brasil classifica como ‘melhoria nas condições de trabalho’ está escondido o desemprego, as terceirizações e ainda, a falta de respeito com os trabalhadores.

 

“Utilizamos o espaço concedido ao Sindicato, para levarmos ao conhecimento da sociedade, seja por meio dos parlamentares ou por meio da TV Assembléia, a discrepância presente nesse projeto do BB”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Luiz Edwiges.

 

De acordo com ele, o banco tem mostrado sua face enganadora, ao dizer que o Plano de Reestruturação será bom para o trabalhador. Para ele, está claro que as demissões estão escamoteadas em promoções para alguns bancários mais novos e ainda esconde os prejuízos que afetarão a população em si, como a redução no número de caixas, por exemplo, que fará com que a Lei da Fila não funcione. “Se até hoje a Lei da Fila apresenta problemas em Cuiabá, a situação será piorada ao se diminuir os caixas” diz.

 

Apesar da Superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso negar que o Plano trará prejuízos aos bancários do BB, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com o apoio de todas as federações e seeb’s do país, já está mobilizada para lutar contra o que a categoria considera um ‘pacote de maldades’.

 

Num encontro realizado em maio, que reuniu mais de 200 trabalhadores do banco em todo o país, foi aprovado um calendário nacional de mobilizações contra o plano de reestruturação do BB. “Com isso, a categoria pretende barrar uma série de demissões, além do fechamento de unidades e o aumento da terceirização”, diz Luiz Edwiges.

 

Em todo o país, os bancários do Banco do Brasil estão desde o anúncio do pacote, realizando mobilizações entre os funcionários e a sociedade. Nesta quinta-feira, Dia Nacional de Luta por Isonomia entre Bancos Públicos, foram recolhidas em todo o país, assinaturas para serem levadas à Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram