(São Luís) Os bancários do Maranhão manifestaram ontem em frente ao BB da Deodoro, no lançamento da campanha ‘Xô Assédio Moral’. A atividade de protesto e denúncia deu prosseguimento às ações do Sindicato contra a retaliação, há mais de 40 dias, aos bancários grevistas do Banco do Brasil.
A retaliação comandada pela Superintendência do Banco do Brasil, em São Luís, atinge dez bancários como forma de castigá-los por terem participado da greve, um direito garantido pela Constituição Federal.
Desde o dia 16 de outubro, os bancários foram deslocados de suas funções na Super/MA para agências onde organizaram, inclusive, filas. O subaproveitamento de analistas e gerentes foi evidente.
Para obrigar o BB a respeitar a lei, o Sindicato fez uma representação contra o banco na Delegacia Regional do Trabalho e no Ministério Público do Trabalho.
Os bancários repudiam a truculência do Banco do Brasil e, em defesa dos direitos dos trabalhadores, manifestam contra a incoerência do banco que tanto apregoa sua responsabilidade sócio-ambiental.
Os protestos continuarão até que o banco devolva os bancários às funções de origem. Caso contrário, o Sindicato organizará mais paralisações nas agências do BB.
Fonte: Seeb MA