Banc rios do ES exigem seriedade dos deputados estaduais

(Vitória) Entidades dos movimentos social e sindical capixaba, entre elas o Sindicato dos Bancários do ES, protocolaram nesta quinta-feira, 1 de fevereiro, na Assembléia Legislativa, um documento com as dívidas sociais no Espírito Santo. Também cobraram dos novos deputados que exerçam seu verdadeiro papel de defender os interesses do povo capixaba.

 

Entre os itens apontados está a ameaça de privatização do Banestes, da Cesan e da Codesa. Também são citados os problemas nas áreas de segurança, saúde, educação, segurança, habitação, saneamento. Foram reivindicadas ações como a valorização do serviço público e reforma agrária. As comunidades indígenas e quilombolas também foram lembradas. "Há no Espírito Santo, diversas comunidades indígenas e quilombolas, que são marginalizadas pelo governo do Estado, que não cumpre a Constituição Federal, no sentido de garantir a preservação da cultura e a recuperação de suas terras", denunciaram as entidades.

 

O documento diz que "as preocupações apresentadas estão diretamente relacionadas ao descaso e à inversão de prioridades das políticas públicas que deveriam ter suas execuções fiscalizadas pelo Legislativo". "Esperamos que esta legislatura rompa com os vícios do passado e que as dívidas sociais, tão presentes nas promessas de campanhas de Vossas Excelências, sejam agora atendidas". Por fim, as entidades pedem que os deputados não tenham "nenhuma tolerância para com a ilegalidade, nem com a política de negociatas que tem marcado a atuação de parte expressiva dos parlamentares dessa Casa".

 

Manifestação

Um ato público de protesto, com a presença do Comando de Caça aos Corruptos do Sindicato dos Bancários/ES, em frente à Assembléia Legislativa, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 1º, enquanto no Plenário os parlamentares tomavam posse. Durante o protesto, os manifestantes cobraram ética na política, uma gestão aberta e democrática e o fim da impunidade no parlamento. O protesto prosseguiu à tarde, quando houve a eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia.O novo presidente do Legislativo Estadual é Guerino Zanon.

 

Fonte: Sueli de Freitas – Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram