(São Paulo) – Os bancários do Banco do Brasil, ratificaram em assembléia nesta quinta-feira, dia 30, a assinatura do acordo para a instalação da CCP (Comissão de Conciliação Prévia).
A CCP é um instrumento jurídico legal que possibilita ao trabalhador recorrer para tentar superar pendências trabalhistas antes de ingressar com ação na Justiça do Trabalho. Ou seja, após a homologação ou aposentadoria, caso o funcionário do BB tenha reclamações sobre horas-extras, por exemplo, ele irá recorrer à comissão para tentar resolver a questão.
Outras questões que podem ser resolvidas, além das horas-extras, são a equiparação salarial, 7ª e 8ª horas, desvios de função, entre outros.
Nesta comissão, os aposentados ou ex-bancários poderão incluir suas reivindicações e chegar a um acordo em um ou mais itens. Para as questões não acordadas ou não discutidas, permanece a opção da Justiça do Trabalho.
“Esse novo acordo corrige um erro histórico, desde a CCP da Contec. Antes, o bancário abria mão de direitos, recebendo valores muito menores, muitas vezes, por necessitar de dinheiro urgente”, diz o secretário de Imprensa e Comunicação, Ernesto Izumi.
Fonte: SEEB SP