(Belém) Os trabalhadores da ativa e aposentados do Banco do Brasil estão convocados a participar da assembléia nesta terça-feira (19/12) às 18h30 no espaço cultural do Sindicato dos Bancários PA/AP. A reunião discutirá a adesão ao processo de implantação das Comissões de Conciliação Prévia (CCP)
A CCP é um instrumento jurídico pelo qual os trabalhadores têm a possibilidade de negociar questões trabalhistas diretamente com o empregador, isto é, sem a intervenção judicial.
O objetivo dessas Comissões é buscar a conciliação e a solução de conflitos trabalhistas envolvendo o Banco e seus ex-funcionários. Isto, inicialmente num prazo de dez dias após a sua instalação.
As CCPs terão composição paritária, integradas por dois membros indicados pelas entidades sindicais e dois pelo BB, com seus respectivos suplentes. Pelo acordo, a atuação da CCP será restrita à base territorial de atuação do Sindicato. Daí a necessidade de aderir a este processo de implantação das CCPs.
Para o Sindicato esta é mais uma opção que traz agilidade e resgata direitos dos trabalhadores, representando um avanço, já que os problemas podem ser resolvidos em até 30 dias, enfatizando que é uma prerrogativa dos empregados no momento de dispensa do Banco.
Fonte: Seeb PA/AP