Banc rios debatem desenvolvimento do Nordeste

(Fortaleza) Representantes da Associação dos Funcionários do BNB(AFBNB), da Associação dos Funcionários do DNOCS (ASSECAS), da Associação dos Aposentados do BNB (AABNB) e do Conselho Técnico da AFBNB estiveram reunidos na manhã de quinta, 23/11, na sede do BNB Clube, discutindo estratégias para o fortalecimento das entidades de desenvolvimento regional.

 

A reunião foi motivada pela indignação do corpo funcional dessas entidades com as declarações do historiador da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antonio Villa, publicadas no Caderno Pensar o Mundo de Amanhã (Jornal O Povo, 05/11/2006), nas quais critica a atuação de instituições no enfrentamento/convivência da problemática da seca.

 

No texto, Villa diz que o BNB é um "ente pouco participativo. Apressado por oligarquias de vários matizes ideológicos, transformou-se em impulsionador do nada, em fábrica de políticas equivocadas e de atividades pouco afeitas à área-fim da instituição (promoções culturais, financiamento de livros, shows, etc)". Ele chama o DNOCS de "símbolo maior da paralisia governamental na convivência com a seca e isto há um século". As entidades prepararão uma nota de resposta ao pesquisador.

 

Durante a reunião, foi ressaltada a necessidade de um planejamento articulado de ações para o semi-árido e aproximação com a classe política – não somente a bancada Nordestina para inserção do tema desenvolvimento regional na pauta política e social brasileiras. Além disso, as entidades defendem que seja feito um mapeamento dos órgãos regionais com o diagnóstico da situação e apresentar proposta de atuação para os mesmo órgãos para a região.

 

Segundo Maria Zita Timbó, funcionária do DNOCS, as instituições nordestinas de desenvolvimento não são incluídas no Plano Nacional de Recursos Hídricos – exceto a Sudene, citada enquanto resgate histórico. Zita considera isso de extrema gravidade, já que a água é elemento fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste.

 

As entidades se reunirão novamente na próxima quarta-feira (29), às 9h30, no BNB Clube.

 

Fonte: AFBNB

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram