Banc rios de Sergipe preservam sua hist¢ria de luta

(Aracaju) Momentos de disputa, decisões, conquistas, erros e acertos em diversos acontecimentos. De 1934 a 1996, o Sindicato dos Bancários de Sergipe tem muita história pra contar. Essa história está sendo resgatada e registrada através de um trabalho de organização do acervo permanente do arquivo do Sindicato. O projeto conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Sergipe – Proex/UFS.

 

A intenção do Sindicato é preservar a história de luta da categoria em Sergipe. "Esse projeto serve para mostrar que os trabalhadores também são protagonistas da história. Ao preservarmos a história do Sindicato, preservamos parte da história do movimento social", considera Marcelo Vieira, secretário de Imprensa do Sindicato.

 

A pesquisa conta com a participação das estagiárias Sayonara Rodrigues, graduanda em História bacharelado, e Carla Andrade, graduanda em História licenciatura, ambas pela UFS. O projeto tem a orientação dos professores Itamar Freitas, do departamento de Educação da UFS, e Fábio Maza, do departamento de História da UFS.

 

Banco de dados

O trabalho teve início em agosto do ano passado e terá duração de um ano. Os pesquisadores utilizam documentos de 1934 a 1996, com o objetivo de organizar a documentação desse período, que está no arquivo da entidade. O projeto pretende elaborar instrumentos de pesquisa sobre a documentação, a exemplo do banco de  dados e textos-síntese sobre a memória da experiência dos trabalhadores no setor bancário.

 

"O resgate da memória do sindicato também ajuda a descobrir os pontos de crise para refletir sobre uma atuação sindical com novas formas de mobilização", ressalta Carla Andrade, estagiária do projeto. Segundo Carla, com a produção desse trabalho, a UFS tem a oportunidade de documentar parte da história coletiva da sociedade. "Esse projeto serve de exemplo para outras entidades, empresas, organizações, despertando o interesse em preservar sua história", afirma.

 

Fonte: SEEB SE

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