Banc rios de Santa Maria lan‡am Comitˆ Regional em Defesa do Banrisul

(Santa Maria) Com grande participação de bancários e lideranças locais, foi lançado o Comitê Regional em Defesa do Banrisul Público, nesta terça-feira, 29 de maio, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A sessão extraordinária que estava ocorrendo foi suspensa para a manifestação dos bancários em defesa do Banrisul a fim de assegurar a manutenção de seu caráter público.

 

Ana Regina Silveira, diretora do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, ocupou a tribuna e falou um pouco da história do Banrisul, do seu bom desempenho financeiro, do seu atendimento às necessidades da população como banco público, mas principalmente alertou da ameaça que representa a abertura de capital do banco que, através da venda de ações, abre a porta para a privatização.

 

Logo a seguir, a diretora do Sindicato chamou mais de 50 pessoas, entre vereadores e representantes de partidos políticos, entidades, associações, movimentos, para se posicionarem no plenário e, juntos, ouvirem a execução do hino rio-grandense e formalizarem o seu compromisso na defesa do Banrisul.

 

Passando para os pronunciamentos, o diretor Amaro Silva e Souza, representando a Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul, falando do novo jeito de governar, disse que “o Estado não precisa de um choque de gestão, precisa de um choque de desenvolvimento”. Na sua fala, aproveitou para lembrar o ocorrido com o Banco Banespa, em São Paulo, que iniciou com esse mesmo processo imposto ao Banrisul. Com o pretexto de sanear as finanças do Estado de São Paulo, o capital do Banespa foi gradativamente aberto até a sua privatização. Reforçando que aqui no Estado a população não iria permitir que isso ocorresse, encerrou dizendo: “Esta terra tem dono! Este banco tem dono! É dos gaúchos e gaúchas.”

 

O vereador João Carlos Maciel, falando em nome da bancada do PMDB, salientou que a Câmara dos Vereadores de Santa Maria dá um exemplo muito grande em integrar, com todos os vereadores, o Comitê em Defesa do Banrisul Público. A vereadora Anita Costa Beber, na sua intervenção, reafirmou que os vereadores estariam do lado dos bancários, porque “o Banrisul é o banco dos gaúchos, é o banco do nosso coração”. Segundo o vereador Loreni Maciel, já foi provada a importância que o Banrisul tem para os gaúchos. Ele reafirmou que não estava lá só “para defender o Banrisul, mas também para defender o Estado de todas essas políticas equivocadas deste governo”. Também se manifestou em defesa do banco o vereador Tubias Calil e o representante do governo Yeda em Santa Maria, vereador Jorge Pozzobon, que disse acreditar na palavra da governadora.

 

Antes de encerrar, Ana Regina fez questão de ressaltar que o Comitê em Defesa do Banrisul Público era um movimento plural, sem vínculo político-partidário, e que está aberto à participação de todas as pessoas e representações que quiserem somar na defesa desse patrimônio gaúcho.

 

Fonte: Seeb Santa Maria

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram