Banc rios de Porto Alegre tentam evitar descapitaliza‡Æo da Caixa RS

(Porto Alegre) O Sindicato dois Bancários de Porto Alegre e Região protocolou nesta segunda-feira, dia 8, um ofício para a diretoria da Caixa Estadual S/A – Agência de Fomento (CaixaRS), propondo que não seja feita a distribuição de juros sobre o capital para o governo do Estado no fechamento do balanço 2006 da instituição. A medida evitaria nova descapitalização da empresa, constituída em 2001, que ainda se encontra em processo de consolidação.

 

Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Bancários, Fábio Soares Alves, “a distribuição de juros sobre o capital, longe de resolver os graves problemas de caixa dos cofres estaduais, significou, desde a sua fundação, uma enorme ‘sangria’ de recursos fundamentais para capitalizar, consolidar e fortalecer a atuação da empresa, prejudicando a ampliação dos investimentos, a geração de empregos e renda e o aumento da arrecadação de tributos, a fim de alavancar a economia gaúcha”.

 

A intenção do Sindicato é encontrar uma alternativa para conter a evasão de recursos, a exemplo do ano passado. “Por ocasião do fechamento do balanço de 2005, após documento com igual teor enviado pelo Sindicato, a CaixaRS fez uma distribuição de juros sobre o capital próprio de R$ 20.000.004,00, mas posteriormente o governo do Estado destinou igual valor para o aumento de capital da CaixaRS, aprovado em assembléia geral extraordinária dos acionistas, realizada em janeiro de 2006”, lembra o diretor de comunicação do Sindicato, Ademir Wiederkehr.

 

Na correspondência protocolada, o Sindicato também pediu o agendamento de uma reunião, o mais rápido possível, com a presença da diretoria do Sindicato, dos delegados sindicais e das direções da Federação dos Bancários do RS e da CUT-RS, para aprofundar a discussão do assunto. Cópia do ofício será encaminhada para a Assembléia Legislativa.

 

Fonte: Seeb Porto Alegre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram