(Curitiba) O Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região e a Federação dos Bancários do Paraná (Fetec/CUT-PR) promoveu uma manifestação pacífica, no dia 25 de setembro, durante palestra de Emilson Alonso, presidente-executivo do HSBC no Teatro Guaíra, em Curitiba. O objetivo da manifestação foi de contestar os resultados apresentados pelo HSBC, ressaltando que o crescimento não é partilhado com os trabalhadores.
A idéia também foi de contrapor o discurso do banco, que cobra compromisso dos seus trabalhadores, mas não tem o mesmo empenho na mesa de negociação e junto à Fenaban, no sentido de assegurar uma proposta digna para as cláusulas econômicas e sociais apresentadas na minuta de reivindicações da categoria.
"O aumento dos lucros do banco não beneficiam os trabalhadores", comenta Marcelo Socoloski, secretário-geral da FETEC-CUT-PR. "Ao contrário, o banco exige obter melhores resultados, com isso abusa das metas e pressiona dos bancários, tornando o ambiente de trabalho hostil e competitivo, nada agradável para o desempenho das atividades profissionais", completa.
Socoloski, que é bancário do HSBC, salienta que os bancários foram receptivos durante a manifestação. "Foi uma atividade pacífica, expusemos faixas com frases de protesto e com as bandeiras da nossa Campanha Nacional".
Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR