(Bauru) "Trabalhar no Santander Banespa é um tremendo abacaxi". Com este slogan, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou hoje, dia 24, um protesto contra as demissões em frente à Agência Centro do Santander Banespa (R. Rio Branco). Diretores do sindicato distribuíram abacaxis à população e aproveitaram para denunciar as duas demissões ocorridas recentemente, uma em Bauru e outra em Arealva. Também teve carro-de-som e distribuição de panfletos à população e aos clientes para denunciar os cortes absurdos.
Os bancários manifestaram seu repúdio e apreensão diante de mais ataques covardes promovidos pelos banqueiros. Há mais de um ano, o banco Santander Banespa vem demitindo centenas de trabalhadores em todo o país. As demissões são absurdas, pois há falta de funcionários na maioria dos locais, o que provoca demora no atendimento.
Lucro enorme
O Santander Banespa, empresa do Grupo Santander, encerrou o primeiro trimestre de 2007 com lucro líquido de R$ 559 milhões, um crescimento de 22% na comparação com o mesmo período de 2006. O Santander não tem motivos para demitir, mas em contrapartida, tem ganância de sobra.
Não bastasse massacrarem e humilharem os trabalhadores, os banqueiros vão além e demitem pais e mães de família, todos os dias, Brasil afora. Mesmo com lucros bilionários, a demissão continua sendo o pior pesadelo para os trabalhadores.
Além de sofrerem muito com péssimas condições de trabalho, baixos salários, doenças ocupacionais e um vergonhoso assédio moral, os bancários ainda convivem com o assustador fantasma da demissão e do desemprego, que se apresenta sempre como seu pior algoz.
Fonte: Seeb Bauru