(São Paulo) Diante da celebração da Convenção Coletiva de Trabalho entre os sindicatos dos bancários e a Fenaban, a Fetec São Paulo, juntamente com a Feeb SP/MS, protocolou nesta segunda-feira à direção da Nossa Caixa minuta específica de reivindicações dos funcionários do banco estadual.
Conforme o documento, as entidades requisitam abertura de negociação para tratar de problemas, para os quais o movimento sindical há tempos busca soluções, ao passo que o banco insiste em perpetuar. Dentre as prioridades estão o fim do assédio moral, fim da compensação das horas extras e do banco de horas, pagamento das horas extras constantes do Banco de Horas com acréscimos legais, equiparação de direitos para os funcionários admitidos a partir de 2000, reajuste da gratificação variável pelos mesmos índices de reajuste dos salários da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria de 2000 a 2006 e inclusão da assistência odontológica no plano de saúde.
“Tendo em vista a forte adesão dos funcionários da Nossa Caixa na greve da categoria e o fato de o funcionalismo não ter sido contemplado com a parcela adicional da PLR conquistada nesta campanha nacional, precisamos exigir soluções para uma série de questões específicas, as quais o banco insiste em empurrar com a barriga”, afirma o diretor de Bancos Estaduais da Fetec SP, Elias Maalouf.
O dirigente frisa: “Para que o processo negocial seja instalado e para que ele se dê em condições favoráveis aos bancários, os funcionários deverão manter-se mobilizados”.
O documento protocolado nesta segunda-feira solicita que a primeira rodada de negociação seja realizada já nesta quarta-feira, 18/10. O banco, no entanto, ficou de se posicionar posteriormente.
Fonte: Lucimar Cruz Beraldo